Harmonização dos Chakras
- Ruan Fernandes da Silva
- 26 de nov. de 2024
- 13 min de leitura

Créditos das imagens Pixabay por K3IST.
Está disposto a desafiar a si mesmo para uma profunda disciplina de transformação e organização interna e externa em sua vida? Se sim, vamos lá! Respire fundo, acalme o seu coração e siga o passo a passo para a Harmonização dos Chakras.
Nada, em verdade, é sem esforço e sem compromisso, principalmente, para uma mudança real e legítima em nossas vidas. Ao tomar essa decisão e iniciar essa jornada de Harmonização dos Chakras conosco um despertar ocorrerá em todo o seu ser, portanto:
Que a Luz da Grande Luz esteja sempre com você!
Todo processo necessita de disciplina e organização para que o seu caminho alcance, gradualmente, os seus objetivos. No processo de Harmonização dos Chakras, não é diferente, pois alinhar o que somos em verdade, o Espírito, com todas as coisas que se entrelaçam ao longo de cada existência é desafio contínuo que reclama elevada disciplina e organização espiritual, mental/emocional e corpórea para o equilíbrio.
O passo a passo compartilhado pelo nosso site Cantinho dos Anciãos foi preparado com base nos ensinamentos dos Mestres Anciãos para que a sua energia seja direcionada, antes de tudo, para o melhor caminho de aprimoramento de sua vida através da Harmonização dos Chakras. Siga os passos atentamente e traga para a prática o compromisso sincero da mudança interior.
1 - Chakra Básico ou da Terra

Créditos das imagens Pixabay por geralt e beasternchen, respectivamente.
O que você mais teme?
O fluxo de nossa energia interior inicia a sua ascensão conectado com a energia do elemento Terra, com todos os seus atributos geológicos, os minerais, os metais, apenas para citar alguns. A conexão ideal com essa energia necessita de uma compreensão profunda sobre os nossos medos e temores. Medite e responda:
Do que você mais teme?
Pela Insegurança, pela indiferença, pela violência, ou ainda pela traição, pelo desconhecimento de si ou relação a pessoas ou coisas, por envelhecer, pela morte, por espaços abertos e multidões, ou ainda outras formas de Medo.
Para começar a responder pense nos detalhes, isto é, na raiz dos receios e dúvidas que semearam o crescimento dos temores. Não importa o quão doloroso tenha sido o momento de dor e sofrimento é necessário reconhecê-lo e transformá-lo em uma nova energia e para que isso ocorra coloque o momento de forma clara a sua frente e confronte-o até que ele se renda. Para isso use a respiração inspirando e expirando de forma coordenada com seus pensamentos mantendo firme uma imagem que lhe dê força, segurança espiritual e mental diante dessa transformação.
O Mantra para o Chakra da Base é LAM

Para pronuncía-lo repita "Lahm" continuamente para que a energia do chakra se expanda e permita manter um maior potencial dessa energia para o pensamentos e emoções que necessitam serem compreendidos e consequentemente harmonizados.
LAHM inicia com o "LA" com a boca levemente aberta e logo em seguida AHM fechando a boca para manter e elevar a vibração em nossa caixa de ressonância, o nosso próprio corpo.
2 - Chakra Esplênico ou da Água

Créditos das imagens Pixabay por geralt e emolago, respectivamente.
Pelo que você se culpa?
A água representa pela flexibilidade e pela dinâmica o fluxo em contínuo movimento de aceitação. Se o fluxo é bloqueado em sua capacidade de adaptar-se tudo ao redor e em seu interior é engessado e endurecido criando correntes que nos aprisionam em nós mesmos. A conexão ideal é aprofundar-se em suas memórias trazendo as pequenas e grandes culpas para a luz da liberdade, isto é, a luz da paz interior. Medite e responda:
Do que você se culpa?
Por escolhas difíceis ou ruins, por ter falado ou agredido pessoas, por achar que poderia ter mudado algo, por ter pensamentos e atitudes destrutivas, por sentir prazer no sofrimento, por não cultivar virtudes, por ser egoísta ou vaidoso, por vícios, ou ainda outras formas de Culpas.
Para libertar-se é necessário primeiro aceitar em seu coração e mente que todas coisas aconteceram e que o próximo pensamento e movimento devem dirigir-se para o perdão. A atitude mental do perdão sincero cria energias que libertam e inclinam o espírito para mudanças positivas ao invés de turvar os pensamentos e ações envenenando e bloqueando o fluxo das energias. Então para liberar o fluxo, medite, inspire e expire, para em seguida iniciar o movimento do Perdão.
O Mantra para o Chakra Esplênico é VRAM

Para pronuncía-lo repita "VRAHM" continuamente para que a energia do chakra se expanda e permita manter um maior potencial dessa energia para os pensamentos e as emoções que necessitam serem compreendidas e consequentemente harmonizadas.
VRAM inicia com o "VRA" com a boca levemente aberta e logo em seguida AHM fechando a boca para manter e elevar a vibração em nossa caixa de ressonância, o nosso próprio corpo.
3 - Chakra do Plexo Solar ou do Fogo

Créditos das imagens Pixabay por geralt e nguyenphongtran2012, respectivamente.
Do que você tem vergonha e quais são os seus maiores desapontamentos consigo mesmo?
O Fogo pode representar o renascimento, como a Fênix na mitologia antiga, mas no Chakra do Plexo Solar, também, representa o nosso potencial infinito e vibrante em nosso espírito. Se o fluxo dessa energia ficar acumulado por vergonhas e constrangimentos nossa autoestima sofre como nuvens escuras se formando negativamente em nossos pensamentos, consequentemente, drenando as energias que deveriam brilhar como um SOL em nosso interior. A conexão ideal é listar e reconhecer os seus potenciais, que todos nós temos. Não tome como base a medida e os potenciais de outras pessoas, pois serão sempre diferentes. Olhe para dentro de si e encontre o seu SOL nas pequenas ou nas grandes alegrias da vida. Em coisas que você identifica como Bom e Belo, isto é, uma LUZ em sua vida. Medite e responda:
Do que você tem vergonha e quais são os seus maiores desapontamentos consigo mesmo?
Talvez por Humilhações, por desonras, por descrédito, talvez por ofensa, por sua imagem/estética, por sua condição financeira, pela falta de carinho e amor, ou ainda outras formas de Vergonhas e Desapontamentos.
Para começar a responder comprometa-se e se discipline a ter uma lista de seus potenciais, ao seu lado, não esqueça, pois é o caminho do seu SOL interior, logo de suma importância. É necessário que o seu SOL, seja cada vez mais reconhecido por você, e assim possa fazer frente aos pensamentos e atitudes de autossabotagem e da criação de obstáculos. A lista de seus potenciais é um caminho para o SOL interior tornando a energia do Chakra do Plexo Solar vibrante e em equilíbrio com a autoestima. Disciplina nos permite não procrastinar e, assim a nossa Força de Vontade, sempre buscará seguir em frente com Fé em DEUS, a nossa LUZ da Grande LUZ.
O Mantra para o Chakra do Plexo Solar é RAM

Para pronuncía-lo repita "RRAHM" continuamente para que a energia do chakra se expanda e permita manter um maior potencial dessa energia para os pensamentos e as emoções que necessitam serem compreendidas e consequentemente harmonizadas.
RRAM inicia com o "RRA" com a boca levemente aberta e logo em seguida AHM fechando a boca para manter e elevar a vibração em nossa caixa de ressonância, o nosso próprio corpo.
4 - Chakra Cardíaco ou do Amor

Créditos das imagens Pixabay por geralt.
Qual a origem da sua Dor?
Para a medicina a dor é definida como uma experiência sensorial e emocional com impacto desagradável e está associada a uma lesão tecidual já existente, real ou em potencial, ou ainda, relatada como se uma lesão existisse. É sem dúvida modulada por funções complexas e por condições fisiológicas, emocionais e psicológicas, além de experiências prévias de vida. (PORTO & PORTO, 2019; GUYTON, A. C.; HALL, J. E.,2017). Em outras palavras, a origem da Dor possui várias dimensões em cada um de nós. Inclusive sob experiências ao longo de nossas vidas que podem repercutir e expandir para doenças psicossomáticas.
O Amor assim como a Dor possui níveis e dimensões, se escolhemos o Amor não significa que nosso fluxo de energias não terá dificuldades e sofrimentos, mas sim que estaremos, gradualmente, nos alinhando e nos fortalecendo em harmonia com a natureza multidimensional do nosso ser (Espírito, Mente e Corpo). Por outro lado, se escolhermos a Dor, o fluxo da energia sofrerá com a desagregação e o desequilíbrio determinado por uma única perspectiva dimensional do ser, a mente e o corpo. Medite e responda:
Qual a origem da sua Dor?
Talvez por traumas, ou perdas familiares e de amigos, por desentendimentos difíceis, por conflitos no âmbito profissional, por sonhos não realizados, por transtornos psíquicos, por busca pela identidade pessoal e de gênero, por necessidade da descoberta e da compreensão na origem de dores do espírito, ou ainda outras formas de Dor.
"[...] a boca fala do que está cheio o coração." - Mateus 12:34.
É necessário derramar todo o pesar das amarguras que sufocam o fluxo da energia do Chakra Cardíaco, pois o impacto negativo será o travamento dos canais de energia entre os corpos espiritual, emocional e físico criando inúmeros obstáculos na qualidade de vida. O Chakra Cardíaco é uma ponte entre os chakras principais da cabeça e do abdómen, portanto, um desequilíbrio nesse chakra, por menor que seja, gera desconfortos e até problemas psicofísicos graves como a depressão. A conexão ideal é libertar a Dor de forma consciente cultivando a fala e a narrativa da dor com parentes, amigos, grupos de ajuda e/ou religiosos. Na Dor, conte a sua história, pois através do falar se inicia um processo gradual de libertação da Dor transformando-a em Amor.
O Mantra para o Chakra Cardíaco é YAM

Para pronuncía-lo repita "YAHM" continuamente para que a energia do chakra se expanda e permita manter um maior potencial dessa energia para os pensamentos e as emoções que necessitam serem compreendidas e consequentemente harmonizadas.
IAHM inicia com o "YA" com a boca levemente aberta e logo em seguida "AHM" fechando a boca para manter e elevar a vibração em nossa caixa de ressonância, o nosso próprio corpo.
5 - Chakra Laríngeo ou do Som

Créditos da imagen Pixabay por geralt.
Que mentiras ou segredos obscurecem a sua mente?
O Som é uma onda de vibração pelo ar que produz energia, mas não matéria e é capaz de alcançar várias dimensões a partir do âmbito físico. Se um Som possui o potencial latente para produzir sua própria energia e ir tão longe, imagina o impacto da mensagem vibrada na conjunção de sons expressos pela Verdade ou pela Mentira? Já pensou nisso? É muito importante observar o que falamos, não apenas em relação aos conhecimentos na vida, mas, principalmente, por meio de falsidades, enganações, sortilégios e fofocas em relação aos outros. O Chakra Laríngeo ou da Garganta ou ainda do Som responde, também, pelo equilíbrio corpóreo, pois está localizado na região do cerebelo. Muitos problemas no equilíbrio físico do corpo e na comunicação física e emocional estão ligadas diretamente ao acúmulo de energias negativas neste chakra. Agora, Medite e responda:
Que mentiras ou segredos obscurecem a sua mente?
Por falsidade, por sortilégios, ou por subterfúgios, por manipulações, por fofocas, por agir com máscaras sociais, ou ainda outras formas de Mentiras.
É necessário, no Chakra Laríngeo, o reconhecimento particular da nossa própria natureza limitadora, pois nos dá grandes vantagens para os futuros movimentos e caminhos que iremos escolher. O nosso espírito é pura energia vibrada pela LUZ da criação e, portanto, pura em sua essência. Cada pensamento, palavra dita, coisa criada e natureza manifestada possui sua própria vibração. Para os seres com potencial latente de acúmulo dessas vibrações por meio de sua mente, comunicação verbal e ações físicas a conjunção das vibrações produz manifestações e impactos maiores ao nosso redor. O acúmulo dessas vibrações ao longo de nossas existências permite o cultivo de hábitos que nos inclinam para o aperfeiçoamento moral ou para a degeneração. No primeiro, a energia positiva gerada pelo aperfeiçoamento moral expande a nossa mentalização e canalização das energias. No segundo, a degeneração produz a corrupção de nossos canais energéticos nos transformando em indivíduos acorrentados em si mesmos pelas mentiras e ilusões, e ainda, achamos que somos muitos espertos por enganar outras pessoas. Contudo, a verdade é que enganamos apenas a nós mesmos. Portanto, se harmonize escolhendo o Bom Caminho através da Verdade.
O Mantra para o Chakra Laríngeo é HAM

Para pronuncía-lo repita "HAHM" continuamente para que a energia do chakra se expanda e permita manter um maior potencial dessa energia para os pensamentos e as emoções que necessitam serem compreendidas e consequentemente harmonizadas.
HAHM inicia com o "HA" com a boca levemente aberta e logo em seguida "AHM" fechando a boca para manter e elevar a vibração em nossa caixa de ressonância, o nosso próprio corpo.
6 - Chakra Frontal ou da Luz

Créditos das imagens Pixabay por geralt e deeznutz1, respectivamente.
Você sabe discernir o que é ilusão do que é realidade?
A LUZ é a expressão máxima do criador na criação, pois por meio dela tudo se fez e por meio dela todas as coisas da natureza cósmica são forjadas o tempo todo. De grandes nebulosas irradiadas por supernovas na galáxia até os sóis em cada sistema solar determinando os ciclos da vida, tudo depende da Luz. Essa é a verdade da multidimensionalidade das realidades. Tudo começa e se renova pela Luz. A conexão ideal é Meditar e Canalizar buscando harmonia espiritual e mental com o corpo. Mentalização, Equilíbrio Emocional e Sinapses Nervosas são mantidos, na Meditação, em estado Theta, e alcançam uma frequência de 4 a 7.5 HZ, o equivalente a estados hipnóticos, sonos profundos e sonhos, memórias curtas com emoções profundas ou reflexões intensas. Medite e responda:
Você sabe discernir o que é ilusão do que é realidade?
Os vícios por drogas e entorpecentes lícitos ou ilícitos, vícios em geral, psicoses, transtornos, traumas, fobias, manipulações e controles conscientes ou inconscientes da realidade, negacionismos, dentre outras formas de ilusões.
O Chakra Frontal possui o potencial para criar, ver e renovar continuamente a partir de sua expansão. Mas, caso acumule energias de ilusões ou produza energias de ilusões inúmeros serão os impactos na forma de ver o mundo. A começar pelo fato de se trocar a realidade pela ilusão criando um distanciamento progressivo de tudo o que está ligado a realidade. As ideias, os fundamentos e virtudes, as coisas, as pessoas e por fim a si mesmo. As entidades no plano astral se utilizam de diversos meios para potencializar essa troca da realidade pela ilusão. Dentre os meios utilizados estão as drogas, as dores e sofrimentos emocionais e o esgotamento energético criando novas ilusões.
A resposta as ilusões do mundo começa por compreender que nada está separado, nem mesmo as dimensões, planetas, galáxias, pois tudo se interliga por leis e naturezas cósmicas. Tendo isso em mente, todos os Elementos são um só e o fluxo do movimento de sua energia é mantido pela essência da Grande Luz, a grande energia cósmica. A busca pela conexão com Deus revela o caminho de transformação e nos traz a Luz para a escuridão das ilusões de nossos Mentais (conjunto de mentes existentes do Corpo Físico até o Espírito).
O Mantra para o Chakra Frontal é ÔM

O Mantra representa a energia cósmica universal manifestada. Ela foi passada pelos Mestres Anciãos com a intenção de tomarmos consciência do infinito potencial do SOM em sua multidimensionalidade e para que pudéssemos renovar a nossa saúde espiritual pela consciência em Deus. Para pronuncía-lo repita "ÔHM" continuamente para que a energia do chakra se expanda e permita manter um maior potencial dessa energia para os pensamentos e as emoções que necessitam serem compreendidas e consequentemente harmonizadas.
ÔHM inicia com o "Ô" com a boca levemente aberta e logo em seguida "ÔHM" fechando a boca para manter e elevar a vibração em nossa caixa de ressonância, o nosso próprio corpo.
7 - Chakra Coronário ou do Pensamento

Créditos das imagens Pixabay por geralt e dlsdkcgl, respectivamente.
O que prende você neste mundo?
O pensamento, segundo a compreensão espiritual, é a ferramenta mais plástica conhecida por nós e se manifesta pela "inteligência do espírito imortal, por meio da qual ele expressa suas potencialidade e concretiza seus ideais." (O Espírito e o Pensamento do Espírito Benedito pelo médium Eduardo Augusto Lourenço). Sobre o pensamento ensina o Mestre Sidarta Gautama, o Buda:
“Nós somos o que pensamos. Tudo o que somos surge de nossos pensamentos. Com o pensamento, construímos e destruímos o mundo. O pensamento nos segue como uma carroça segue a parelha de bois”.
Se os nossos pensamentos podem nos elevar a multidimensionalidade do ser em suas instâncias da consciência que se elevam, gradualmente, por si mesmo e para além de si, porque nos prendemos as coisas do mundo. Como vimos nesta jornada inicial do processo de harmonização dos Chakras, os medos, culpas, vergonhas, desapontamentos, dores, mentiras e ilusões muitas das vezes nos corrompem e degradam o nosso caminho moral e espiritual criando acúmulos de energias e desarmonias ligadas as coisas do mundo. A conexão ideal é desprender-se das coisas do mundo e unir-se em definitivo com tudo aquilo que pertence ao espírito. O Mestre Jesus nos ensina em Mateus 22:21: “Dai, pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.
O que prende você neste mundo?
Tudo aquilo que não poderemos levar conosco no desenlace do corpo físico é efêmero, isto é, apenas cumprem o seu papel transitório. Esse conhecimento compreende, também, os corpos físicos das pessoas encarnadas.
O movimento de consciência é gradual como tudo nesse processo de harmonização dos Chakras. Se imediatamente abandonamos as pessoas e as coisas pura e simplesmente devido a orientação de que devemos nos desprender de tudo o que nos liga ao plano terreno não teremos entendido a sabedoria advinda da consciência desse conhecimento que é: "Se desprender em consciência é não sofrer com as ligações e seus desgastes eventuais. É antes de tudo libertar sempre!"
O processo reconhece de forma efetiva e gradual que nada pertence a nós de fato, nem mesmo as nossa vida no corpo físico, logo não teremos como manter no momento do desencarne. Essa é a necessária consciência de paz integral que a sabedoria do desprendimento nos traz.
O Mantra para o Chakra Coronário é AÛM

O Mantra representa o nome de Deus em forma de SOM cósmico. Um profundo respeito é necessário ao pronunciar o nome de Deus. O conhecimento foi passado pelos Mestres Anciãos com a intenção de tomarmos consciência do divino em nós.
Para pronuncía-lo repita "A(ÔÛ)HM" continuamente para que a energia do chakra se expanda e permita manter um maior potencial dessa energia para os pensamentos e as emoções que necessitam serem compreendidas e consequentemente harmonizadas.
AÛM inicia com o "AÔ" emana da garganta, ao longo da língua, como um som palatal. Em seguida, como um som labial nos lábios "ÛHM" fechando a boca para manter e elevar a vibração em nossa caixa de ressonância, o nosso próprio corpo.

O Mestres Anciãos, como o Mestre Shiva dizem que "Tudo é Um." e esse reino de unidade é para todos àqueles que buscam estar além, principalmente, para além de si mesmos.
Compartilhe conosco se gostou do texto e deixe os seus comentários sobre algum tema que você gostaria que abordássemos no Cantinho dos Anciãos.
Se possível compartilhe o nosso site Cantinho dos Anciãos em suas redes sociais.
Amor, Luz e Paz Sempre!
Salve a Grande Luz!
Ruan Fernandes
Equipe Cantinho dos Anciãos
Referências:
GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
LEADBEATER, C. W. •Os chakras - os centros magnéticos vitais do ser humano. São Paulo: Editora Pensamento, 2009.
LOURENÇO, Eduardo Augusto. O Espírito E O Pensamento. Limeira-SP: Editora do Conhecimento, 2010.
MOTOYAMA, Hiroshi. Teoria dos Chakras. São Paulo: Editora Pensamento, 2004.
PORTO & PORTO. Semiologia Médica. 8. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.
STIBAK, Vianna. Thetahealing - Os Sete Planos da Existência. São Paulo-SP: Madras, 2020.
YOGANANDA, Paramahansa. Autobiografia De Um Iogue. Califórnia: Self-Realization Fellowship, 2015.
コメント