

Santuário
de Amor e Luz
Criar, Consagrar e Curar
O que é um santuário? Como se pode criá-lo e onde ele pode ser criado? É necessário consagrá-lo e como fazê-lo? Qual o seu propósito? Estas e outras perguntas serão respondidas e compartilhadas nesse espaço.
Outras dúvidas poderão ser enviadas para a nossa equipe do Cantinho dos Anciãos através do nosso

O QUE É UM SANTUÁRIO?
Nós podemos compreender o termo santuário pelo seu significado objetivo advindo do latim sanctuarium que une as palavras sanctus-, que significa santo ou que é relacionado a santidade e -arium, um sufixo, que exprime a noção de um lugar ou espaço relacionado com algo específico, em nosso caso, com um lugar ou espaço em conexão com o sagrado. Esse local ou espaço de proteção e refúgio, também, pode ser compreendido no sentido figurado representando algo sublime.
UM ESPAÇO DEDICADO AO DIVINO
A partir dessas noções podemos entender que um santuário é reservado e dedicado para algo maior do que podemos identificar em nosso meio. Não por acaso, os grandes santuários erguidos ou consagrados pelo homem em sua história foram estabelecidos em lugares elevados ou de grande destaque, como o Monte Horeb (Monte Sinai), o Santuário de Fátima, em Fátima, Portugal, o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (São Paulo), o Grande Buda Amida (Kamakura Daibutsu) ou o Grande Buda de Todai-ji em Nara, apenas para citar alguns deles.
É muito importante que seja dito, também, que em cada um desses lugares e espaços dedicados ao sagrado, há em sua história eventos que fundamentam a sua consagração e santificação. Momentos de iluminação, de revelação, de grandes curas coletivas e de presentes espirituais para a humanidade criar no mesmo local ou próximo um espaço reservado para compartilhar com o mundo. Esse ambiente compartilhado com o mundo passa a representar a reunião de elevados propósitos na comunidade global, principalmente, em termos dos benefícios espirituais para todos aqueles, que na medida de suas respectivas orientações religiosas, interagem com esses santuários buscando compreensão, curas, milagres, proteção e amparo que ajudem em suas atribulações.



Assim, podemos dizer de forma sucinta, que um santuário é um local sagrado, de proteção, de cura e de iluminação para as pessoas que buscam a inspiração para o sublime em suas vidas.
Mas seria possível criar um espaço em nossos lares para um santuário?
A resposta é sim! Tire algumas de suas dúvidas com as perguntas e respostas logo abaixo e, depois, leia a nossa Cartilha Santuário de Amor e Luz que preparamos cuidadosamente com a orientação espiritual para que você possa criar e manter seu próprio Santuário de Amor e Luz dedicado a Deus. Fortaleça sua fé em seu lar, amplie seus tratamentos com orações e desenvolva um ambiente de curas para todas as pessoas ao seu redor.
Basta clicar no link e baixar a Cartilha Santuário de Amor e Luz:

Como criar um santuário em casa e onde se deve colocá-lo?
O grande ensinamento advindo desses santuários do mundo é o de nos iluminar em sabedoria para criarmos em nossos lares o espaço para uma luz em nossas casas. Quando iniciamos um santuário um processo de profunda transformação em nossas vidas ocorre. Esse processo passa a ser permanente, na medida, em que nos comprometemos em nossas rogativas e preces voltadas para nós, os nossos lares, família e para a solidariedade compartilhada com todos aqueles que necessitem de nossas orações. Assim, vejamos nos próximos itens:
1
Criando um santuário no lar
Antes de tudo o compromisso com Deus, a Grande Luz de tudo e de todos. É necessário ter em mente que se trata de uma responsabilidade firmada para com Deus, a Grande Luz; com a espiritualidade e com o que há de divino no mundo; e para com as pessoas, as famílias e os lares que necessitam de tratamentos e curas;


2
Santuário no lar é harmonia para os lares
Cada pessoa possui uma orientação religiosa ou espiritualista, portanto, o santuário precisa ser criado com o perfil de cada lar. O respeito pelas crenças das pessoas que vivem no lar devem ser equilibrados o quanto for possível, pois o santuário não pode ser motivo de conflito, mas sim, de harmonia;
3
Não há um modelo único
Um santuário no lar pode ser criado de infinitas formas, pois o essencial é compromisso para com Deus, a Grande Luz. Assim, o santuário pode ser criado com elementos da cultura de um povo, com elementos religiosos, com elementos da natureza, com atributos de divindades e entidades. Enfim, são muitas as possibilidades. A intenção é reunir os principais elementos de fé, presentes em sua vida, num espaço que será dedicado de forma ativa e contínua ao bem através da prática solidária das preces e orações.


4
Onde se deve colocar o santuário?
Em todo e qualquer espaço reservado para orações e preces no lar. É necessário que seja um ambiente limpo e que tenha sempre a presença da natureza no local ou pelo menos no altar em que estão reunidos os elementos de fé.
Lembrem-se que se trata de um momento em que cada um de nós deve se dedicar a prática da paz e da espiritualidade de forma solidária através de orações e preces.
5
Porque é necessário consagrar um santuário? E como fazê-lo?
Um santuário no lar é uma representação de um local sagrado, portanto, ele deve ser dedicado ao desenvolvimento de práticas solidárias contínuas para que o amor floresça no ambiente e expanda a luz em todo o lar. No intuito de auxiliar na concentração das orações e preces é de suma importância consagrar no ponto central do santuário no lar um mestre de luz que é a referência dos ensinamentos religiosos e de fé deste mesmo lar. Por exemplo, em um lar de orientação religiosa budista, no centro do santuário uma imagem de Sidarta Gautama, Buda; ou ainda, em um lar cristão, no centro do santuário a imagem de Jesus, o Cristo; e ainda mais, para aqueles em que a orientação religiosa não permita a adoração de imagens de personalidades, pode-se utilizar símbolos ou mesmo a natureza que já deverá estar por orientação inicial em todos os santuários no lar.
Lembrem-se: o Santuário de Amor e Luz se renova na caridade contínua, portanto, a maior consagração é fazer suas preces, orações, tratamentos e curas se doando com amor nos pensamentos e ações.


Qual o propósito de um santuário?
Poderíamos simplificar dizendo que é estender a mão para aqueles que estão precisando de ajuda. Contudo, ao criar o seu santuário no lar tenha em mente que o maior beneficiado somos nós mesmos, na medida em que compartilhamos o espaço e o momento em nosso lar para a solidariedade/caridade. O grande propósito: é criar um espaço de amor e luz para você, sua família e todos aqueles que necessitem de orações e curas.