
Mensagens e Reflexões
Pequenos textos para iluminar os nossos pensamentos e corações nos momentos diários.


- 10 -
Deixai as crianças e não as impeçais de vir a mim, pois delas é o Reino dos Céus".
Mateus 19: 13-15
A mensagem nos lembra da pureza e da simplicidade que as crianças carregam, características que muitas vezes perdemos com o passar do tempo.
As crianças, em sua essência, nos ensinam lições poderosas, sobre o perdão. Elas têm uma capacidade natural de perdoar com facilidade, de deixar para trás mágoas e seguir em frente, algo que nós, adultos, muitas vezes lutamos para fazer. Da mesma forma, a amizade surge de forma espontânea entre elas, sem as barreiras e preconceitos que complicam as relações humanas ao longo da vida. Com um simples sorriso, um olhar ou uma brincadeira, as crianças são capazes de formar laços genuínos, demonstrando que a bondade e a sinceridade são os pilares importantes de qualquer relacionamento verdadeiro.
Além disso, a brincadeira, um ato tão natural e vital na infância, é uma expressão do próprio viver em sua plenitude. Brincar é uma forma de se conectar com o outro, de exercitar a imaginação e de encontrar alegria nas coisas simples e, até mesmo, uma forma de resolver os conflitos, os quais, naturalmente surgem em suas interações sociais. Nessa leveza, as crianças nos mostram que é possível viver com mais amor, mais perdão e menos julgamentos.
O poder que as crianças têm de nos tocar, transformar e ensinar é imenso. O Reino dos Céus é delas porque carregam em seus corações aquilo que muitas vezes esquecemos: a fé, a esperança e o amor sem reservas. Que possamos enxergar essa natureza genuína e especialmente mágica e brincante tão característica do universo infantil. Que possamos aprender com elas, buscando uma vida mais leve, mais alegre e mais próxima da Luz, da Grande Luz.
Salve o Senhor da Luz!
Katarina Gois
Equipe Cantinho dos Anciãos
Grupo: Casa de Caridade Clara de Assis

%2017_52_35_a2a5a092.jpg)
- 09 -
O Maná da vida, o nosso Alimento Espiritual
"O Pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo"
(João 6:33)
O Maná da Vida, o nosso alimento espiritual”, foi ensinado, compartilhado e vivido pelo Senhor da Luz, o nosso amado Mestre, Jesus, o nazareno, entre nós.
Diante das grandes atribulações de nossas vidas Deus nos sustenta com o verdadeiro alimento que muitas vezes não conhecíamos, nem mesmo os nossos pais conheceram, para que nós possamos entender que o ser humano “[...] não viverá só de pão, mas que de tudo o que sai da boca de Deus viverá o homem.” – Deuteronômio 8:3 e Mateus 4:4.
A nossa sociedade faz escolhas diárias que nos distanciam do que há de mais divino em nós. Não precisamos escolher lados, pois há e sempre haverá apenas um caminho maior para todos nós. Um caminho que revela o Amor transformador pelas grandes virtudes. Uma verdade que ilumina os nossos passos na senda da Luz. Um alimento eterno para o espírito.
O apóstolo Paulo escreveu: “O alimento sólido é para pessoas maduras.” Esse conhecimento em prática nos ajudará, segundo o apóstolo, a: “distinguir o que é certo do que é errado” (Hebreus 5:14).
O alimento espiritual é para todos que desejam viver verdadeiramente. Diante dos desafios morais na atualidade, em muitas ocasiões, seguir os ensinamentos e elevados padrões do Mestre da Luz se torna cada vez mais difícil. Mas é o próprio Mestre Jesus o responsável por nos dar um saboroso alimento espiritual que nos ajuda a ser fortes e que nos inspira, profundamente, no bom caminho, a ação prática de Amar. Ela vivifica os ensinamentos elevados na prática diária do Amor Verdadeiro.
Não escolha lados e momentos, apenas ame e busque em seu dia a dia o amor sem obrigações, aprisionamentos passionais e sortilégios, busque o amor criando o amor ao seu redor a cada momento. Na família, entre amigos, entre colegas de estudo ou trabalho e muito além, até mesmo, entre aqueles que não conheçam ou possuam conflitos. Pois, o Mestre, nos ensinou a amar o próximo como ele nos amou, nos dando a verdadeira vida e paz, para vermos e compreendermos o que está além da carne.
Nas palavras do apostolo Paulo: “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, inclinam-se para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.” - Romanos 8:5
Ruan Fernandes
Equipe Cantinho dos Anciãos
Grupo: Casa de Caridade Clara de Assis
Amor, Luz e Paz Sempre!
Salve o Senhor da Luz!
Salve a Grande Luz!

%2018_01_45_1d584612.jpg)
- 08 -
“O Sol interior”
Autora espiritual Joana de Angelis, no livro “Vida Feliz”, pela psicografia de Divaldo Franco
“Há um sol brilhando dentro de ti. É a presença do Cristo no teu coração. Não lhe empanes a claridade com as nuvens do mau humor, da revolta, da insatisfação... A luz que vem do exterior clareia, mas, projeta sombra, quando enfrenta qualquer obstáculo. O teu sol interior jamais provoca treva, porque ilumina de dentro para fora, em jorros abundantes. Usando o combustível do amor, tua luz se fará sempre mais poderosa, irradiando-se, abençoada, em todas as direções. Permite, pois, que brilhe a tua luz em toda parte”.
A irmã Joana de Ângelis, orienta de forma amorosa sobre o esplendor de Amor e Luz que reside em nós desde o princípio, isto é, a Luz da Vida. Ao se levantar renove as suas energias e pensamentos sempre na Luz do Senhor da Luz. Aprenda mais sobre as lições do Mestre Jesus e projete em cada pergunta, em cada resposta e em cada ação manifesta em seu dia, a atitude correspondente as lições ensinadas pelo Mestre de Nazaré.
Avançar sempre, não significa deixar de errar ou deixar de sofrer perseguições e infortúnios, mas apenas entender e reconhecer as nossas limitações e sermos humildes para que o esplendor da Luz Divina brilhe intensamente em nossos corações. Que possamos, nas maiores provações, orar e perguntar “O que o Mestre nazareno faria neste momento? Quanto mais refletimos, mas nos aperfeiçoamos na prática do bem e evoluímos. Assim, tenha Fé na Luz que criou a todos nós e que nos observa a todo momento cuidando, acolhendo, amparando e retribuindo, a cada um, segundo as nossas próprias obras.
Assim disse o Mestre Jesus:
“Eu sou a Luz do Mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a Luz da Vida.” – João 8:12.
Equipe Cantinho dos Anciãos
Grupo: Casa de Caridade Clara de Assis
Amor, Luz e Paz Sempre!
Salve o Senhor da Luz!
Salve a Grande Luz!
%2018.jpg)

%2018_02_13_3252f8d7.jpg)
- 07 -
A respeito da humildade
Simão Pedro, o apóstolo de Jesus, ao ser abordado por um soldado romano e confrontado com a iminência de sua morte na cruz, se recusa a morrer como o Cristo morreu, pedindo para ser posto de cabeça para baixo.
O gesto de Pedro é uma das mais belas e profundas reflexões sobre a humildade, sacrifício e compreensão de sua própria finitude, reconhecendo que o verdadeiro martírio, o qual pode ser visto como um troféu espiritual, trata-se, na verdade, de uma honra vista por ele, como imerecida. Isso não contraria a certeza da eternidade do espírito, mas sim, revela o reconhecimento de sua humanidade e pequenez diante do Mestre, transcendendo, dessa forma, a compreensão comum a respeito da morte.
A atitude de Pedro nos convida a refletir sobre a humildade em nossas próprias vidas, pois, quais não são as vezes em que somos tentados a buscar grandezas, reconhecimentos e até mesmo a glória em nossos atos? Situações cotidianas, simples descortinam tal ousadia. Entretanto, o gesto de Pedro nos mostra que a verdadeira grandeza está na humildade, na aceitação de nossa condição humana, na reverência ao que é Divino. Isso nos desafia a considerar como lidamos com os nossos fracassos, dores, dificuldades e também de como buscamos o nosso caminho espiritual.
Que possamos reconhecer que a verdadeira grandeza não é ser como o Cristo em seu sofrimento na cruz, mas sim, em seguir seu exemplo de amor, serviço e humildade em nossa própria jornada.
Katarina Gois
Equipe Cantinho dos Anciãos

%2017_55_32_4e3cc56b.jpg)
- 06 -
“Não te aflijas”
Texto do autor espiritual Emmanuel, do livro “Reconforto” pela psicografia de Francisco Cândido Xavier
“[...] falando, sem dúvida, divulgaremos preciosas notícias do Mestre Jesus. Mas, vivendo-lhe os ensinos, através de nossos próprios testemunhos, conduziremos nossos companheiros da Terra aos caminhos da Luz.” – Emmanuel por Chico Xavier
Nosso caminho é evoluir para Deus e o ensinamento a ser compreendido e vivenciado nesse caminho é o Amor ensinado pelo Senhor da Luz, nosso amado Mestre Jesus. As palavras de Emmanuel nos mostra que o Amor conclama a todos a ação prática e continua na solidariedade fraterna e universal entre todos nós.
Os desafios são grandes e se renovam diante de nossos passos. Mas com Fé em Deus, a sua Luz se faz presente em cada mão que se estende em nosso socorro, em cada nova oportunidade de trabalho, em cada nova amizade, em cada gesto de bondade e em cada novo Sol do Amanhecer.
Diante das relações diárias, procuremos não julgar e reclamar dos infortúnios e provações, pois tudo tem propósito em nossas vidas. Aqueles que surgem perante nós são reencontros para que possamos compreender, acolher e amparar da melhor forma possível, mesmo que nos reprovem ou persigam. Nas palavras de Francisco Cândido Xavier:
“Ao invés de revolta e desalento, oferece paz e esperança ao companheiro que chora, para que, à frente de todo mal, todo o bem prevaleça.”
Irmão espiritual Emmanuel, em seu texto “Não te aflijas”, do livro “Reconforto” pela psicografia de Francisco Cândido Xavier
Equipe Cantinho dos Anciãos
Grupo: Casa de Caridade Clara de Assis
Amor, Luz e Paz Sempre!
Salve o Senhor da Luz!
Salve a Grande Luz!

%2018_02_01_81376a71.jpg)
- 05 -
“Convite ao Bem”,
Texto do autor espiritual Emmanuel, no livro “Pão Nosso”, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier
“Em todas as épocas, o Bem constitui a fonte divina, suscetível de fornecer-nos valores imortais.
As pessoas que se permitem refletir terão observado que todo o período infantil é conjunto de apelos ao sublime manancial da espiritualidade.
O convite sagrado é repetido, anos a fio. Eles podem vir através dos amorosos pais humanos, dos mentores escolares, das leituras salutares, do sentimento de fé e religiosidade, dos amigos comuns.
Entretanto, raros, ainda são, entre nós, aqueles que atingem a juventude, de atenção fixa no chamamento elevado da espiritualidade, pois ainda estão presos fixamente aos conflitos, ideologias, escolhas e necessidades reiteradas do mundo. Quase todas as pessoas ouvem as requisições da natureza interior e exterior, contudo esquecem os deveres preciosos na luz transformadora do espírito.
Os apelos, todavia, continuam...
Se o clarim da espiritualidade e do bem já te alcançou os ouvidos aceita sem vacilar. Não espere pelo aguilhão perfurante da necessidade sob a tormenta, pois ficará cada vez mais difícil a visão do porto.
A maioria dos nossos irmãos e irmãs na Terra caminha para Deus, sob o ultimato das dores, mas não aguardes pelo açoite de sombras, quando podes seguir, calmamente, pelas estradas do Amor.”
Autor espiritual Emmanuel, no texto “Convite ao Bem”, do livro “Pão Nosso” pela psicografia de Francisco Cândido Xavier
Equipe Cantinho dos Anciãos
Grupo: Casa de Caridade Clara de Assis
Amor, Luz e Paz Sempre!
Salve o Senhor da Luz!
Salve a Grande Luz!

%2009_43_40_77eb8533.jpg)
- 04 -
Sobre as muitas formas de entendermos a caridade
“Céu e salvação encontram-se ínsitos no ato de realizar o melhor em favor de si mesmo e do seu próximo, isto porque, a satisfação com que se administram valores de bondade, de ternura, distribuindo-se alegria e generosidade, já constitui a almejada felicidade.”
Joanna de Ângelis - Livro: Em busca da Verdade (2009, p. 208-209).
A caridade tem mil faces, não é apenas um gesto material de solidariedade - sempre bem-vindo - mas uma força viva que sempre manifesta sua luz diante das necessidades, que podem ser de muitas naturezas diferentes.
Para uma pessoa que está doente, é a presença de um bom medicamento, para um desnudo, é a roupa, para quem está com sede, é a água abençoada. Cada situação pede uma forma diferente de expressarmos a caridade. Todas as circunstâncias juntas formam o aprendizado sobre essa lei da vida. O braço estendido, o sorriso, o silêncio, tudo é caridade quando utilizados no momento certo e do jeito certo. Toda manifestação de caridade desinteressada é uma tentativa desapegada de conquistar a felicidade.
Deus abençoe os que procuram praticá-la, aos que buscam saber a justa medida para cada coisa.
Salve a Grande Luz!
Raul Cesar
Equipe Cantinho dos Anciãos

%2018_03_edited.jpg)
- 03 -
Sobre a força e a coragem,
baseada nas escrituras do Antigo Testamento
“Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”
(Josué 1:9).
As palavras na passagem de Josué 1:9 traz uma mensagem poderosa e inspiradora e são um convite para enfrentarmos os desafios da vida com confiança e determinação.
Todos nós, em algum momento de nossas vidas, nos deparamos com obstáculos que parecem ser maiores do que nossas forças. As provações são inúmeras e cotidianas, são dores que surgem de maneira diversa e de todos os lados. Pode ser uma dificuldade financeira, um problema de saúde ou uma situação emocional que nos abate, sem trégua. E diante de tantos desafios, inevitavelmente, vão surgindo os questionamentos: Por que isso está acontecendo comigo? O que eu fiz para merecer tanto sofrimento, ingratidão? É isso mesmo! É a nossa trajetória humana, aqui e agora, não é mesmo?
Nessas horas, o medo e a insegurança podem tentar tomar conta de nós, fazendo-nos acreditar que estamos sozinhos ou que não seremos capazes de superar o que está diante de nós.
Entretanto, essa passagem nos oferece uma perspectiva diferente. Somos chamados a ser fortes e corajosos, não porque temos todas as respostas ou recursos, mas porque há uma força maior ao nosso lado. Essa força nos sustenta e nos guia, como as raízes de uma grande árvore a sustentam, mesmo quando a ventania parece arrancá-la. Quando ouvimos "não temas", somos convidados a confiar, a entregar nossas ansiedades e a acreditar que, de alguma forma, as coisas estão no controle porque, simplesmente, elas são como são.
A força e a coragem que nos são pedidas não vêm apenas de nossa própria capacidade, mas de uma confiança profunda em algo maior. Por onde quer que andemos, há uma presença que nos acompanha, nos protege e nos orienta. Portanto, mesmo nas dificuldades, podemos seguir em frente com a certeza de que não estamos sozinhos e de que “tudo passa”.
Seja qual for o desafio que estejamos enfrentando hoje, lembremos desta mensagem: você não está só. Não importa o quão difícil a jornada possa parecer, há uma força que nos sustenta. Sejamos fortes, sejamos corajosos, e continuemos a seguir em frente. Em algum momento tudo fará sentido. Confiemos na espiritualidade.
Katarina Gois
Equipe Cantinho dos Anciãos


- 02 -
O SENHOR DA LUZ
“Eu sou a Luz do mundo. Quem me segue, não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12).
O amado mestre veio ao mundo e o iluminou com seus pensamentos e ações de humildade e simplicidade. A sua luz vibrou nas dimensões mais profundas de nossos corações e espíritos ensinando o “Caminho, a verdade e a vida” através do seu amor por todos nós. As pessoas que vivem segundo os seus ensinamentos não terão sede novamente em seu espírito, pois, nas palavras do Mestre: “[...] quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna” (João 4:13-14). O Senhor da Luz, através desses ensinamentos, veio ao mundo para cultivar a Luz no mundo e continuamente ampara os nossos pensamentos e ações para que germinem e se transformem no servir à Luz do Bem edificante. Palavra do Senhor: “Assim brilhe, também, a vossa luz diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. (Mt 5:16)
Se tem alguma dúvida por onde começar, na Senda do Senhor da Luz, comece, nesse momento, pelo seu lar e por todos que estão ao seu redor criando um espaço dedicado ao Amor e a Luz inspirado na vida e nos ensinamentos de Jesus. Um pequeno Santuário de Amor e Luz físico e espiritual para orações e preces que cultivem a vinha de luz da caridade para seus corações e espíritos. Cada Santuário criado para Deus em seus lares é mais um espaço para que a Grande Luz ilumine nossas vidas e nosso mundo. Para criá-los e mantê-los basta clicar no link abaixo:
Santuários de Amor e Luz
Equipe Cantinho dos Anciãos
Amor, Luz e Paz Sempre!
Salve o Senhor da Luz!

- 01 -
Nessas horas, como em qualquer hora que necessitem, acalmem-se e se possível afastem-se dos afazeres por um instante, e em seguida elevem os seus pensamentos à Luz da Grande Luz através da oração.
Equipe Cantinho dos Anciãos